QUEM SOMOS

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

IPEC confirma liderança de Madalena Britto com 56%

Reta final de eleições, o IPEC – Instituto de Pesquisas Científicas de Pernambuco divulgou nesta quinta-feira (22), em parceira com a Rádio Independente FM – 93,7 MHz pesquisa na cidade de Arcoverde, Sertão de Pernambuco, e os números mostram a candidata Madalena Britto (PSB), com uma larga vantagem sobre a segunda colocada a candidata Nerianny de Zeca (PTB). A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 20 de setembro, com 288 entrevistas tendo uma margem de erro máxima estimada de 5,8 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da mostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. O que chama a atenção é a força da prefeita, Madalena Britto. Em todos os cenários demonstrados ela tem larga vantagem sobre a candidata oposicionista Nerianny de Zeca, chegando a colocar quase o dobro de intenções de voto com 27 pontos de vantagem. Em todos os cenários apresentados, Madalena dispara com ampla vantagem sobre sua adversária direto. Se as eleições fossem hoje Madalena Britto seria reeleita com margem gigante de votos.
Os números
Na pesquisa espontânea Madalena Britto (PSB) aparece com 51% contra 26% de Nerianny de Zeca (PTB), o candidato Marlos Porto (PPS), não foi citado. Neste cenário, Madalena tem 25 pontos de vantagem, quase o dobro de votos.
Estimulada
No questionamento do IPEC/Rádio Independente FM na pesquisa estimulada, onde os pesquisadores mostram os nomes dos candidatos, Madalena Britto (PSB) com 56% e Nerianny de Zeca (PTB) com 29%. O terceiro colocado Marlos Porto surge com 1%.
Rejeição
O candidato Marlos Porto (PPS) aparece como candidato mais rejeitado em Arcoverde, segundo a pesquisa IPEC/Rádio Independente FM, com 49% , seguido por Nerianny de Zeca 35%, por último aparece Madalena Britto com rejeição de 25%. Não rejeita nenhum 4%, rejeita todos 4%, não souberam e não responderam 5%.
Pesquisa
O IPEC ouviu pessoas das mais variadas idades do primeiro voto, 16 anos, até os eleitores com idade mais avançada na casa dos 65 anos, das mais diversas classes sociais e econômicas. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº PE-06960/2016.
Cenário consolidado
Faltando dez dias para as eleições, o cenário parece consolidado em Arcoverde, com Madalena Britto (PSB), sendo reeleita prefeita.
Expectativa de vitória
A expectativa de vitória de Madalena Britto foi de 65%, percentual superior às suas intenções de voto 56%. Nerianny de Zeca possui expectativa de vitória de 19% abaixo de suas intenções de voto 29%.
A cidade
Na mesma pesquisa IPEC/Rádio Independente FM, feita em Arcoverde, o foi perguntando se o município de Arcoverde estava se desenvolvendo, está parado ou está regredindo: Progredindo/Se desenvolvendo 84%, Está parado 27%, Está regredindo 3%, NS/NR 6%. A outra pergunta foi se existe atualmente crise econômica no Brasil: Sim 90%, Não 6%, NS/NR 4%. E por fim se o eleitor estava interessado nas eleições municipais deste ano: Sim 58%, Não 29%, NS/NR 13%.Do Dárcio Rabelo

Sem comentários:

Enviar um comentário